Home / Blog / BEPS, preços de transferência e digitalização dos impostos provavelmente dominarão o cenário tributário nos próximos dois anos

BEPS, preços de transferência e digitalização dos impostos provavelmente dominarão o cenário tributário nos próximos dois anos

29 de Abril de 2021

Os especialistas em impostos da Kreston prevêm que a digitalização dos impostos e os preços de transferência serão questões dominantes nos próximos dois anos, além da erosão da base tributária e da transferência de lucros (BEPS).

Uma pesquisa feita com participantes da Conferência Tributária Internacional da Kreston concluiu que um número significativo de entrevistados acredita que as BEPS e os Preços de Transferência (19,35%), juntamente com a digitalização de impostos (17,26%), influenciarão os debates tributários nos próximos anos.

A omissão e a evasão tributária (15,48%), a harmonização tributária (11,31%) e as investigações tributárias (10,7%) também foram apontadas pelos participantes, destacando a relevância pública e política dessas questões para todo o mundo.

Curiosamente, uma das questões tributárias mais controversas em todo o mundo – o debate sobre a potencial taxação de riquezas – foi vista como a menos provável de dominar a agenda, sendo que apenas 6,55% dos entrevistados a incluíram nas suas três primeiras opções.

Mark Taylor, presidente do Global Tax Group da Kreston International, disse:

“Esses números confirmam as nossas discussões dentro da rede Kreston International: de facto, o projeto BEPS e os preços de transferência continuam a dominar o cenário tributário internacional para as multinacionais.”

“O facto de a digitalização de impostos ter ficado em segundo lugar nessa pesquisa, reforça a noção de que os governos em todo o mundo têm isso como prioridade nas suas agendas. Como sempre, o cenário tributário global vai evoluir, e isso tende a acelerar-se na era pós-Covid, à medida que os países procuram reequilibrar suas economias”.

Os resultados da pesquisa foram inicialmente apresentados na Conferência Tributária Internacional de 2021, realizada virtualmente a 24 de março. O evento reuniu cerca de 130 profissionais tributários globais de 41 países que integram a rede Kreston.

POSTAGENS RELACIONADAS

A KRESTON IBERAUDIT REELEGE A SUA EQUIPA DIRETIVA PARA CONTINUAR A CRESCER

Continuamos a confiar naqueles que nos trouxeram até aqui. Por isso, o Conselho de Administração da Kreston Iberaudit aprovou por unanimidade a renovação do nosso Conselho de Administração, com a reeleição dos principais dirigentes.
Ver mais

A Kreston Iberaudit reforça a sua presença em Portugal com a abertura de um novo escritório no Porto

A Kreston Iberaudit reforça a sua presença em Portugal com a incorporação de um novo sócio, Pedro Morais dos Santos, e a abertura de um novo escritório no Porto.
Ver mais

Os funcionários da empresa Kreston concordam: os regimes de ajuda Covid-19 apoiados por diferentes governos têm sido eficazes

Num inquérito a 41 dos membros seniores da Kreston, 59% afirmaram que movimentos como benefícios fiscais, subsídios e empréstimos de emergência foram fundamentais para ajudar os clientes a resistir à tempestade durante a pandemia. Este número sobe para 63% quando se concentra nos resultados da [...]
Ver mais

Newsletter

¡No te pierdas las novedades del sector!

Newsletter

Ao submeter este formulário, concorda com a política de privacidade da Kreston Iberaudit abaixo.

Finalidades: Envio da nossa newsletter comercial e comunicações informativas e publicitárias sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse, incluindo por meios electrónicos.
Direitos: Pode retirar o seu consentimento em qualquer altura, bem como aceder, rectificar, apagar os seus dados e outros direitos em oficina.coordinadora@kreston.es .
Informação adicional:Pode encontrar mais informações no link da Política de Privacidade.
Consentimiento(Required)
Boletin(Required)
This field is for validation purposes and should be left unchanged.