Home / Blog / Auditoria é um negócio feito por pessoas

Auditoria é um negócio feito por pessoas

17 de Janeiro de 2019

João Lopes da Silva em entrevista ao Jornal Expresso falou da importância de atrair os jovens recém-licenciados e mestrados para a profissão e apontou os caminhos para tornar a atividade mais apelativa, já que a auditoria é um negócio feito por pessoas. Quanto ao papel do auditor no combate à fraude, salientou que, para cumprir os objetivos nesse sentido, é necessário um esforço conjunto de todas as partes relevantes.

Assim, sobre o afastamento dos jovens da profissão e as iniciativas para encontrar o caminho para tornar a profissão mais apelativa, João Lopes da Silva destaca a exigência de requisitos para ingressar na profissão de Revisor Oficial de Contas, em particular, a complexidade do exame, como decisivo no afastamento de jovens da profissão. Salientou que podem ser levadas a cabo determinadas iniciativas, as quais passam pela utilização meios tecnológicos avançados em detrimento das atuais tarefas de conformidade, por tornar os escritórios mais flexíveis em relação à comunicação e permitir o desenvolvimento de novas formas de satisfazer a conciliação familiar.

Em relação à evolução da regulação considerou que este é o aspeto no qual as firmas de auditoria, a Ordem e o Regulador devem trabalhar juntos para encontrar o equilíbrio certo entre a demonstração de conformidade e a aplicação do julgamento profissional para alcançar o objetivo final, que é a qualidade da auditoria.

No que respeita ao papel do auditor na luta contra a corrupção e a fraude, João Lopes da silva admite que o sucesso no combate ao crime financeiro dependerá sempre do esforço conjunto de todas as partes relevantes, as empresas, os empregados, os auditores, os reguladores e as entidades do setor financeiro.

Expresso (PDF)

POSTAGENS RELACIONADAS

EMPRESAS PATRIMONIAIS / PROFISSIONAIS EM ESPANHA

Nos últimos tempos, os casos de pessoas singulares que, através da criação de empresas unipessoais, informalmente apelidadas de “patrimoniais”, procuraram obter poupanças fiscais que saltaram para os media. Esta tipologia de sociedade comercial tem sido utilizada para a posse de bens de uso pessoal e [...]
Ver mais

Impostos na América Latina 2019

O objetivo deste resumo é conhecer, em geral, os diferentes sistemas tributários de cada um dos países da Ibero-América, de tal forma que sirva de apoio mútuo nessa importante área para as diferentes firmas Kreston no mundo.
Ver mais

Publicação de guias fiscais na Espanha

Mais um ano, a Kreston Iberaudit editou os guias fiscais regionais espanhóis, nos quais coleta a legislação tributária atual e atualizada para facilitar o dia de nossos clientes e parceiros.
Ver mais

Newsletter

¡No te pierdas las novedades del sector!

Newsletter

Ao submeter este formulário, concorda com a política de privacidade da Kreston Iberaudit abaixo.

Finalidades: Envio da nossa newsletter comercial e comunicações informativas e publicitárias sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse, incluindo por meios electrónicos.
Direitos: Pode retirar o seu consentimento em qualquer altura, bem como aceder, rectificar, apagar os seus dados e outros direitos em oficina.coordinadora@kreston.es .
Informação adicional:Pode encontrar mais informações no link da Política de Privacidade.
Consentimiento(Required)
Boletin(Required)
This field is for validation purposes and should be left unchanged.